O Projeto

Justificativa

A escola, como ambiente educador, deve ter uma visão integrada das experiências vividas pelos alunos buscando instigar o prazer pela leitura. Para isso é necessário favorecer e proporcionar momentos que agucem o prazer do educando pela busca do conhecimento.
Ofertar um ambiente sadio, prazeroso que permita ao discente mergulhar no mundo da leitura através de obras de diversos autores, é possível através do incentivo à descoberta de estórias reais, fictícias propostas nos livros que compõem o acervo da Sala de Multimeios da escola.
Aprofundar-se, debruçar-se, dotar-se de todo o teor magnífico destas estórias para posteriormente reproduzir através do diálogo para a turma suas ideias, suas descobertas, permitirá uma troca prazerosa de conhecimentos ao mesmo tempo que aquela obra deixou de ser esquecida na biblioteca, para estar sendo descoberta não por uma única pessoa, mas por todos que compõem a turma e participam do projeto.
O presente projeto permitirá ao aluno um intercâmbio de leitura entre docentes, regente e discentes, todos envolvidos no projeto.

Objetivo Geral
 
Incentivar o prazer pela leitura no contato com diversas obras através da descoberta das histórias propostas pelos livros e das rodas de contação das mesmas, propiciando uma troca de ideias, ampliando a capacidade leitora e ainda promovendo a inclusão digital dos discentes através das atividades previstas no Laboratório de Informática e Centro de Multimeios.

Objetivos Específicos
  • Promover uma reflexão acerca das histórias abordadas nos livros;
  • Estimular o educando a leitura;
  • Oferecer livros para que os alunos conheçam a sua história;
  • Oportunizar uma roda de contação de histórias sobre os assuntos tratados nos livros;
  • Provocar no aluno sua capacidade leitora;
  • Incentivar a produção de ideias a partir da reprodução das histórias compreendidas nos livros;
  • Promover a inclusão digital dos discentes através do registro das produções textuais a partir de ferramentas da web.
Metodologia e estratégias de ação
Primeira etapa (setembro):
  •  Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
  • Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
  • Leitura reflexiva sobre o livro;
  • Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
  • Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro, divulgadas no fórum de discussão ou no blog específico do projeto.
  • Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros.
  • Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais dos alunos nos ambientes de interação em rede.
  • Socialização do material produzido ao longo do mês fruto dos momentos de leitura e disponibilizados através dos ambientes de interação em rede como o fórum de discussão e blog, tendo como culminância a apresentação e exposição dos mesmos em forma de de resenhas e resumos para divulgação e conhecimento do texto ora produzido em dia a partir do gênero Crônica.
Segunda etapa (outubro):
  • Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
  • Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
  • Leitura reflexiva sobre o livro;
  • Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
  • Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro, divulgadas no fórum de discussão ou no blog específico do projeto.
  • Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros: poesias, dissertação, acróstico, resumo e resenha.
  • Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, resumos no diário de bordo da leitura daquele dia dentro do seu portfólio criado a partir do Google Docs.
  • Socialização do material produzido ao longo do bimestre fruto dos momentos de leitura e disponibilizado através do Google Docs propiciados por meio de convites a todos os demais colegas de classe, bem como para o professor responsável para divulgação e conhecimento do texto reflexivo ora produzido a partir do gênero Poesia.
Terceira etapa (novembro):
  • Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
  • Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
  • Leitura reflexiva sobre o livro;
  • Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
  • Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro;
  • Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros: poesias, dissertação, acróstico, resumo e resenha.
  • Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, resumos no diário de bordo da leitura daquele dia dentro do seu portfólio criado a partir da construção de um blog.
  • Socialização do material produzido ao longo do mês, fruto dos momentos de leitura e disponibilizados através de postagens no Blog dos textos e de fotos para divulgação e conhecimento de todos do texto reflexivo ora produzido em dia a partir do gênero Romance.
Quarta e última etapa (dezembro):
  • Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
  • Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
  • Leitura reflexiva sobre o livro;
  • Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
  • Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro;
  • Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros: poesias, dissertação, acróstico, resumo e resenha.
  • Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, resumos no diário de bordo da leitura daquele dia dentro do seu portfólio criado a partir da construção de um blog.
  • Socialização do material produzido ao longo do mês, fruto dos momentos de leitura e disponibilizados através de postagens no Blog dos textos e de fotos para divulgação e conhecimento de todos do texto reflexivo ora produzido em dia a partir do gênero Conto.
Cronograma:
-->

SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Dia 11 às
12hs





















Apresentação do Projeto.
Monólogo de uma crônica.
Dramatização das crônicas Felicidade Clandestina(Clarice Lispector) e Emergência(Luis Fernando Veríssimo).
Diálogo para explanação do gênero crônica.



Dia 01 às 12hs











Dia 11/
às 9 hs
Apresentações artísticas com músicas.
Explanação das características do gênero poesia.
Declamação de uma poesia.
Apresentação do batismo literário(caracterização de alguns poetas nacionais falando um pouco de sua história).

Realização de visita guiada as turma de ensino fundamental da CNEC para contação de história, declamação de poemas musicados( caracterização do Mágico de OZ); alusivo ao Dia da Criança tendo a leitura como parceira.
Dia 05 às
12hs
Apresentação de um teatro de rua de maneira interativa utilizando os espaços da escola.
Explanação das características do gênero romance.
Dia 03 às
9hs
Explanação das características do gênero conto.
Rodízio de histórias com contos de natal para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da escola CNEC.
Dia 28 às 12hs
Homenagem aos alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
Dia 31 às 12hs
Homenagem aos alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
Dia 30 às 12hs
Homenagem aos alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
Dia 20 às 12hs
Homenagem aos alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.

Recursos:
-->
Humanos:
Professores e alunos
Materiais:
Livros da Sala de Multimeios
Computadores do LEI
Internet
Datashow
Projetor Proinfo
Notebook
Cartazes
Pincéis

Dificuldades encontradas:
Ao tomar a leitura como prática é sempre um desafio para o discente, pois este não a tem como rotina em seu cotidiano.
-->
-->
Avaliação:
Será feita uma observação contínua dos professores envolvidos neste projeto através do resultado das culminâncias.

-->


CRÉDITOS:
-->
Coordenação da Integração Curricular
Nakeida Cristina de Castro Costa
Regente do Centro de Multimeios
João Alfredo Matos
Coordenador do Laboratório Escolar de Informática
Davi Lima da Silva
Professoras Responsáveis
Maria Marta do Nascimento
Tárcia Maria Gomes Martins

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
CENTRO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - 2ª CREDE
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ADELINO CUNHA ALCÂNTARA
GESTÃO DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
CENTRO DE MULTIMEIOS

Nenhum comentário: