Justificativa
A escola, como ambiente educador, deve
ter uma visão integrada das experiências vividas pelos alunos
buscando instigar o prazer pela leitura. Para isso é necessário
favorecer e proporcionar momentos que agucem o prazer do educando
pela busca do conhecimento.
Ofertar um ambiente sadio, prazeroso
que permita ao discente mergulhar no mundo da leitura através de
obras de diversos autores, é possível através do incentivo à
descoberta de estórias reais, fictícias propostas nos livros que
compõem o acervo da Sala de Multimeios da escola.
Aprofundar-se, debruçar-se, dotar-se
de todo o teor magnífico destas estórias para posteriormente
reproduzir através do diálogo para a turma suas ideias, suas
descobertas, permitirá uma troca prazerosa de conhecimentos ao mesmo
tempo que aquela obra deixou de ser esquecida na biblioteca, para
estar sendo descoberta não por uma única pessoa, mas por todos que
compõem a turma e participam do projeto.
O presente projeto permitirá ao aluno um intercâmbio de leitura entre docentes, regente e
discentes, todos envolvidos no projeto.
Objetivo Geral
Incentivar
o prazer pela leitura no contato com diversas obras através da
descoberta das histórias propostas pelos livros e das rodas de
contação das mesmas, propiciando uma troca de ideias, ampliando a
capacidade leitora e ainda promovendo a inclusão digital dos
discentes através das atividades previstas no Laboratório de
Informática e Centro de Multimeios.
Objetivos Específicos
- Promover uma reflexão acerca das histórias abordadas nos livros;
- Estimular o educando a leitura;
- Oferecer livros para que os alunos conheçam a sua história;
- Oportunizar uma roda de contação de histórias sobre os assuntos tratados nos livros;
- Provocar no aluno sua capacidade leitora;
- Incentivar a produção de ideias a partir da reprodução das histórias compreendidas nos livros;
- Promover a inclusão digital dos discentes através do registro das produções textuais a partir de ferramentas da web.
Metodologia e estratégias de ação
Primeira etapa (setembro):
- Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
- Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
- Leitura reflexiva sobre o livro;
- Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
- Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro, divulgadas no fórum de discussão ou no blog específico do projeto.
- Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros.
- Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais dos alunos nos ambientes de interação em rede.
- Socialização do material produzido ao longo do mês fruto dos momentos de leitura e disponibilizados através dos ambientes de interação em rede como o fórum de discussão e blog, tendo como culminância a apresentação e exposição dos mesmos em forma de de resenhas e resumos para divulgação e conhecimento do texto ora produzido em dia a partir do gênero Crônica.
Segunda etapa (outubro):
- Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
- Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
- Leitura reflexiva sobre o livro;
- Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
- Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro, divulgadas no fórum de discussão ou no blog específico do projeto.
- Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros: poesias, dissertação, acróstico, resumo e resenha.
- Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, resumos no diário de bordo da leitura daquele dia dentro do seu portfólio criado a partir do Google Docs.
- Socialização do material produzido ao longo do bimestre fruto dos momentos de leitura e disponibilizado através do Google Docs propiciados por meio de convites a todos os demais colegas de classe, bem como para o professor responsável para divulgação e conhecimento do texto reflexivo ora produzido a partir do gênero Poesia.
- Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
- Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
- Leitura reflexiva sobre o livro;
- Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
- Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro;
- Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros: poesias, dissertação, acróstico, resumo e resenha.
- Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, resumos no diário de bordo da leitura daquele dia dentro do seu portfólio criado a partir da construção de um blog.
- Socialização do material produzido ao longo do mês, fruto dos momentos de leitura e disponibilizados através de postagens no Blog dos textos e de fotos para divulgação e conhecimento de todos do texto reflexivo ora produzido em dia a partir do gênero Romance.
Quarta e última etapa (dezembro):
- Apresentação dos livros que serão trabalhados durante o mês;
- Escolha pelo aluno do livro o qual o acompanhará durante todo o mês, fazendo sua divulgação em um painel criado com este fim.
- Leitura reflexiva sobre o livro;
- Leitura dos livros pelos alunos em momentos oportunos seja em rodas de leitura na sala de multimeios como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço;
- Elaboração de frases que traduzam a mensagem do livro;
- Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros: poesias, dissertação, acróstico, resumo e resenha.
- Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, resumos no diário de bordo da leitura daquele dia dentro do seu portfólio criado a partir da construção de um blog.
- Socialização do material produzido ao longo do mês, fruto dos momentos de leitura e disponibilizados através de postagens no Blog dos textos e de fotos para divulgação e conhecimento de todos do texto reflexivo ora produzido em dia a partir do gênero Conto.
Cronograma:
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
NOVEMBRO
|
DEZEMBRO
|
||||
Dia
11 às
12hs
|
Apresentação
do Projeto.
Monólogo
de uma crônica.
Dramatização
das crônicas Felicidade Clandestina(Clarice Lispector) e
Emergência(Luis Fernando Veríssimo).
Diálogo
para explanação do gênero crônica.
|
Dia
01 às 12hs
Dia
11/
às 9 hs
|
Apresentações
artísticas com músicas.
Explanação
das características do gênero poesia.
Declamação
de uma poesia.
Apresentação
do batismo literário(caracterização de alguns poetas nacionais
falando um pouco de sua história).
Realização
de visita guiada as turma de ensino fundamental da CNEC para
contação de história, declamação de poemas musicados(
caracterização do Mágico de OZ); alusivo ao Dia da Criança
tendo a leitura como parceira.
|
Dia
05 às
12hs
|
Apresentação
de um teatro de rua de maneira interativa utilizando os espaços
da escola.
Explanação
das características do gênero romance.
|
Dia
03 às
9hs
|
Explanação
das características do gênero conto.
Rodízio de
histórias com contos de natal para alunos da Educação Infantil
e Ensino Fundamental I da escola CNEC.
|
Dia 28 às
12hs
|
Homenagem aos
alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de
Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
|
Dia 31 às
12hs
|
Homenagem aos
alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de
Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
|
Dia 30 às
12hs
|
Homenagem aos
alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de
Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
|
Dia 20 às
12hs
|
Homenagem aos
alunos leitores que mais realizaram leituras no Centro de
Multimeios e postagens nos ambientes de interação em rede.
|
Recursos:
-->
Humanos:
Professores
e alunos
Materiais:
Livros
da Sala de Multimeios
Computadores
do LEI
Internet
Datashow
Projetor Proinfo
Notebook
Cartazes
Pincéis
Dificuldades encontradas:
Ao tomar a leitura como prática é sempre um desafio para o discente, pois este não a tem como rotina em seu cotidiano.
-->
-->
Avaliação:
Será
feita uma observação contínua dos professores envolvidos neste
projeto através do resultado das culminâncias.
-->
CRÉDITOS:
-->
Coordenação
da Integração Curricular
Nakeida
Cristina de Castro Costa
Regente
do Centro de Multimeios
João
Alfredo Matos
Coordenador
do Laboratório Escolar de Informática
Davi
Lima da Silva
Professoras
Responsáveis
Maria
Marta do Nascimento
Tárcia
Maria Gomes Martins
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO
CENTRO
REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - 2ª CREDE
ESCOLA
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ADELINO CUNHA ALCÂNTARA
GESTÃO
DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
CENTRO
DE MULTIMEIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário